Na manhã da última quinta-feira, 21 de fevereiro, o Presidente da Câmara Municipal de Catanduva, Dr. Luis Pereira, juntamente com os vereadores Cidimar Porto e Wilson Paraná, receberam nas dependências da Câmara Municipal a Comitiva de Celorico de Bastos de Portugal.
A comitiva estava composta pelo Presidente da Câmara de Celorico de Basto (Prefeito do Município), Joaquim Mota e Silva, o Vice-Presidente (Vice Prefeito) Carlos Fernando Peixoto, os vereadores Inácio Silva e Eduardo Magalhães e o presidente do Comitê de Geminação e Relações Internacionais, José Fernando Dias Vilas Boas. Completavam o grupo, as esposas de Peixoto, a Sra. Berta Conceição Martins, e de Inácio Silva, a Sra. Maria da Conceição Silva.
O motivo da visita foi para estreitar o relacionamento com a comunidade local. É a primeira visita dos portugueses à Catanduva depois da assinatura do acordo de cidades irmãs, que aconteceu em 01 de fevereiro de 2015.
De acordo com o Chefe do Legislativo Catanduvense, Dr. Luis Pereira, foi o amor de Padre Albino que uniu Catanduva à Celorico de Bastos.
“O nosso tão amado Padre Albino que foi o precursor dessa união. Para quem ainda não sabe, Padre Albino nasceu em Celorico de Basto – Portugal, mas escolheu nossa Catanduva para viver e praticar todos os ensinamentos de Deus. E este pacto só foi possível por conta da importância que Padre Albino tem para os dois municípios. Sem dúvidas esta é uma ação que demonstra o aspecto de globalização entre os povos”.
A geminação de cidades tem objetivo de criar relações e mecanismos protocolares, essencialmente em nível espacial, econômico e cultural, para que cidades de áreas geográficas ou políticas distintas, estabeleçam laços de cooperação.
A comitiva pertencente a terra natal de Padre Albino, que chegou em Catanduva no dia 20 de fevereiro, permanecerá na cidade feitiço até o próximo sábado, 23 de fevereiro. Os portugueses, que estavam com uma agenda intensa, visitaram empresas, entidades, órgãos públicos e participaram da primeira edição da “Rota da Cana” – um roteiro turístico em canavial, usina e engenho.
Fonte: Assessora de Comunicação Social / Câmara Municipal de Catanduva
Foto: Assessoria de Comunicação/Prefeitura